Skip to content

Saída pela esquerda

25/06/2016

Brexit ImageEste blog não trata em geral de questões de conjuntura. Mas a situação posta pelo advento do Brexit reclama uma posição. Não, porém, para ficar a favor ou contra a desintegração geopolítica que ele anuncia. Não pelo resultado do plebiscito que indicou existir uma pequena maioria favorável à saída Grã-bretanha da União Européia. Mas porque esse evento põe em evidência uma questão de fundo extremamente importante: como a esquerda deve se posicionar em relação ao redemoinho político que atravessa com força crescente o chamado “mundo ocidental”.  Sabe-se que esse redemoinho se levanta nas águas quentes da grande depressão iniciada a partir de 2007-2008 e do rolo-compressor das políticas neoliberais que continuam a ser instituídas em escala mundial. Mas o que não se sabe bem é o que fazer diante de um mundo que se torna mais ameaçador, mais opressivo e menos democrático.  Na busca de uma resposta, publica-se aqui dois pequenos artigos, um deles de Clément Homs que reflete sobre a ascensão das políticas identitárias e um outro de Slavoj Zizek que sugere um caminho para a esquerda.

O artigo de Zizek encontra-se aqui: https://arlindenor.com/2016/06/25/precisamos-entender-a-esquerda-que-apoiou-o-brexit-zizek/

Já o artigo de Clément Homs está aqui: Homs – Os fatos novos da peste identitaria

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 23/07/2016 15:23

    Olá Eleutério,

    Acompanho sempre os artigos desde o meu primeiro ano de graduação aqui na FACE UFMG (hoje estou no quinto e último ano) os quais – combinados com as aulas magníficas de João Antônio de Paula, meu contato com a discussão lefebvriana de Roberto Monte-Mór e minha participação no grupo “Crítica e Dialética” com Eduardo Soares Neves Silva (aqui da Filosofia, núcleo de estudos em Teoria Crítica) – são a razão de eu confiar meus estudos e minha prática política ao marxismo, sem “Temer” estar enganado ou insistindo em fantasmas bonitos do passado.

    São artigos de conhecimento primoroso e crítico sobre Economia Política, com exposição claríssima e denunciantes de um grande interesse seu de transmitir o conhecimento. Além de extremamente direcionados aos temas atuais e mais relevantes da análise do Capitalismo – coisa que acho difícil de encontrar em análises marxistas e que, talvez, explique o fato de quem estar buscando respostas à esquerda para tais questões acabe se aprofundando (e se afundando) em análises keynesianas associadas a nacionalismos e identitarismos (neo)liberais.

    Queria deixar os cumprimentos, o elogio e o agradecimento pelo blog. E gostaria de ler – quem sabe – além dos brilhantes comentários dos limites da crítica pós-keynesiana ao neoclassicismo pela tese da “Economia Monetária de Produção”, alguma apreciação marxista sua a respeito da (ainda muito nebulosa e de difícil compreensão para mim) crítica sraffiana ao marginalismo e da capacidade dos seguidores desta tradição fazerem uma análise consistente da dinâmica do Capital.

    Aguardo mais uma volta sua a Belo Horizonte, estive nas duas vezes que esteve aqui na FACE durante minha graduação.

    Abraços,
    Evandro Luis

    • 23/07/2016 20:25

      Caro Evandro, obrigado pelo estímulo. Quem gastou anos e anos tentando entender Marx está agora tentando ajudar outros nesse difícil, mas gratificante, caminho.
      Para a crítica do pós-keynesianismo saiu um texto “meuzinho” na Revista da SEP que anuncio agora no blog.
      Para a crítica da economia sraffiana e do “marxismo” walrasiano procure ler Reclaiming Marx’s Capital do Andrew Kliman. É, na minha opinião, um texto definitivo nessa temática.
      Abraço
      Eleutério

Trackbacks

  1. Os novos fatos da peste identitária na era do capitalismo de crise | Baierle & Co.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s